O Sindicato dos Profissionais da Dança do Estado do Rio de Janeiro (SPDRJ) foi fundado no dia 17 de maio de 1985. O Exmo. Sr. Ministro do Trabalho Almir Pazzianoto, estudando a solicitação da Comissão de Enquadramento Sindical, da Secretaria do Trabalho, por unanimidade resolveu aprovar a Criação do Sindicato dos Profissionais da Dança, dissociando e desvinculando esta categoria do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões, SATED/RJ.

A fundadora e primeira Presidente, Srª. Helba Nogueira, esteve à frente do Sindicato até o ano de 1997.

Em 06 de Setembro de 1997, a Srª. Lourdes Braga, Assistente Artístico do Corpo de Baile da Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro, ocupa o cargo de Presidente do SPDRJ, liderando ações importantes em defesa da categoria e o fim de seu mandato foi em Agosto de 2012.

O Sr. Caio Nunes, bailarino, coreógrafo e diretor de televisão, é eleito Presidente do SPDRJ em Setembro de 2012.

Em Setembro de 2015, o Sr. Caio Nunes é reeleito apresentando a seguinte equipe para o triênio 2015/2018:

Diretoria Executiva

Presidente: Bete Spinelli
Diretora Secretária: Marluce Medeiros
Diretor Tesoureiro: Hugo Leonardo Oliveira
Diretor Social e Benefícios: Hugo Oliveira

Conselho Fiscal

Membro Titular: Marta Bastos
Membro Titular: Shirley Fonseca

Conselheira Honorária

Neiva Maria Voigt

O funcionamento de um Sindicato é regido pelas normas de um Estatuto. É de grande importância o profissional de dança associado ao Sindicato conhecer o seu Estatuto e acompanhar as assembleias.

Baixe aqui: 

ESTATUTO

O Exercício da profissão de artista e de técnico de espetáculos encontra-se regulamentado pela Lei 6.533, de 24 de maio de 1978, bem como pelo Decreto 82.385, de 5 de outubro de 1978.

Baixe aqui: 
Lei 6533-1978