O Sindicato dos Profissionais da Dança do Rio de Janeiro é uma instituição que existe para regulamentar, representar e defender os seus interesses junto à sociedade, portanto, concretiza a união dos trabalhadores de uma categoria profissional.

Nós somos uma categoria diferenciada, especial, e precisamos estar sempre atentos ao cumprimento das leis e normas que conseguimos, após longos anos de luta, conquistar. Saiba que você é importante e, com sua filiação, além de fortalecer a entidade da Classe, você passa a atuar diretamente nas definições e decisões do que é melhor para todos. Você adquire o poder de voz e voto em assembleias para definir os novos rumos do nosso Sindicato. 

É fundamental que você contribua, associando-se e participando, discutindo e fazendo nossas reivindicações se concretizarem em direitos.

O Sindicato dos Profissionais da Dança do Estado do Rio de Janeiro (SPDRJ) foi fundado no dia 17 de maio de 1985. O Exmo. Sr. Ministro do Trabalho Almir Pazzianoto, estudando a solicitação da Comissão de Enquadramento Sindical, da Secretaria do Trabalho, por unanimidade resolveu aprovar a Criação do Sindicato dos Profissionais da Dança, dissociando e desvinculando esta categoria do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões, SATED/RJ. 

A fundadora e primeira Presidente, Srª. Helba Nogueira, esteve à frente do Sindicato até o ano de 1997.

Em 06 de Setembro de 1997, a Srª. Lourdes Braga, Assistente Artístico do Corpo de Baile da Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro, ocupa o cargo de Presidente do SPDRJ, liderando ações importantes em defesa da categoria e o fim de seu mandato foi em Agosto de 2012.

O Sr. Caio Nunes, bailarino, coreógrafo é eleito Presidente do SPDRJ em Setembro de 2012 e segue no cargo até 2018.

Em Setembro de 2018, o Sra. Bete Spinelli eleita, apresentando a seguinte equipe para o triênio 2019/2021: 

Bete Spinelli
Presidente

Sobre

Fundadora, Coreógrafa e Diretora Artística da Escola de Dança Spinelli. Diretora do Dança & Magia de Barra Mansa, projeto de dança para rede pública de ensino de Barra Mansa e Resende. Presidente da Associação Cultural Arte Magia. Graduada em Licenciatura Plena em Dança pela Faculdade da Cidade, Pós Graduação em Dança Educação na Universidade La Salle. Graduada em Direito na UniverCidade. Foi professora de Ballet Clássico do Curso de Artes da UERJ – Universidade Estadual do Rio de Janeiro, no período de 1999 a 2001. Como coreógrafa e repetiter criou diversos trabalhos de musicais e Remontagem de Ballets de Repetório. Outros trabalhos como assistente de produção, assistente de coreografia e ensaiadora esteve na montagem e reapresentações  da Ópera Alabê de Jerusalém (Ópera Brasileira do compositor Altai Veloso) apresentada – Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Citibank Hall e Vivo Rio), Escolas de Samba – Comissão de Frente -Imperatriz Leopoldinense, Acadêmicos da Rocinha, Mocidade Independente de Padre Miguel, Estácio de Sá, Cubango, Inocentes de Belford Roxo e Beija Flor de Nilópolis. Professora de Ballet por dois anos no Festival de Joinville 2018 e 2019.

Marluce Medeiros
Vice Presidente

Sobre

Pós Graduanda em preparação corporal nas artes cênicas Faculdade Angel Vianna, graduada em Educação Física pela Universidade Gama Filho. Formada no curso técnico em dança no Centro de Dança Rio em 1993. Concluiu o curso da Royal Academy of Dance – Brasil em 2003. Sindicalizada com DRT desde 1990. Anualmente tem estudado em NYC nos estúdios Steps e Broadway Dance Center. Coordenou o Projeto Social do Instituto Ary Carvalho – Jornal o Dia. É diretora do O Studio Talento e Arte Escola de Dança. Atua como bailarina e coreógrafa em diversos especiais de TV, programas, mini-séries, filmes, comerciais e novelas e musicais. Hoje faz parte do quadro da diretoria da federação de cultura do Estado do Rio de janeiro e do Sindicato dos Profissionais de Dança do Estado do Rio de Janeiro.

Hugo Oliveira
Diretor Social e Benefícios

Sobre

Doutorando em Comunicação Social pela UERJ, Mestre em Cultura e Territorialidades na UFF, Graduado em Comunicação Social – Jornalismo.

Ao longo dos 18 anos envolvido com danças urbanas, desenvolveu seu trabalho como Dançarino e Pesquisador em Grupos como: Grupo Garra, Rua em Dança, Rio Hop e o Grupo Movimento, obteve seu DRT em 2002 e como instrutor deu aulas nos projetos: Jovens Pela Paz, Redes da Maré e GRES Portela, em escolas de dança: Helfany Peçanha, Betina Guelman, Spinnelli, em cursos: Hip Hop Summer,

What’s Up, Curso de Aperfeiçoamento Profissional – CAP, Dance Session Workshop, Street Dance Competition – SDC entre outros, inclusive fora do Brasil, na França, Alemanha e Holanda e mais recentemente na Dinamarca onde inclusive agenciou a modalidade Passinho. Como Produtor cultural realizou os eventos: Batendo de Frente, Hip Hop Summer, RedBull Breaking, Desafio do Passinho e Vem Ni Mim Que Eu Sou Passinho, as festas do Bonde do Jack e a recente Galeria Providência – Galeria de Arte no Morro. Como Profissional dançarino de 2004 a 2011 realizou comerciais, programas de

televisão, apresentação com artistas e integrou o grupo internacionalmente reconhecido como GRN – Grupo de Rua de Niterói – em turnês pelo Brasil, Europa e Ásia, é um dos precursores da modalidade House Dance no Brasil e atualmente dedica-se a Direção do Sindicato dos Profissionais da Dança do Rio de Janeiro, a Coordenação do Curso de Capacitação em Danças Urbanas, ao coletivo Bonde do Jack.

Hugo leonardo
Diretor Financeiro

Sobre

Bailarino e diretor artístico. Iniciou sua carreira profissional em 1995, onde se aperfeiçoou nas modalidades de ballet clássico e jazz com consagrados profissionais da área. Durante dois anos foi aluno da Escola Estadual de Danças Maria Olenewa, onde atuou como estagiário na Ópera “Rigolleto” dirigida por Bibi Ferreira e no Ballet “O Lago dos Cisnes” remontado por Nathália Makarova, ambos apresentados no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Como bailarino atuou também no programa da Xuxa (quadro Malhação da Xuxa), no programa Criança Esperança 2002, no Especial do Roberto Carlos 2003 e no comercial The Know, como em diversos festivais de dança. Como diretor artístico e coreógrafo já trabalhou com as seguintes remontagens: O Quebra Nozes, Dom Quixote, A Bela Adormecida, Moulin Rouge, além de diversas criações de sua autoria, além de criar o Projeto “Angra em Movimento” Festival Nacional de Danças que levou consagrados nomes da dança nacional aos palcos da Cidade de Angra dos Reis. Foi Conselheiro Municipal de Políticas Culturais por três biênios consecutivos em Angra dos Reis estando como titular na Setorial de Danças. É coordenador técnico do Projeto Educar pela Dança na Cidade de Paraty desde 2013 e como diretor artístico da Cia de Dança e Arte Paraty. Atualmente ministra aulas de ballet clássico e jazz em escolas e academias de Danças.

Neiva Voigt
Diretora Honorária

Sobre

Catarinense de Rio do Sul – SC , formada em Educação Física pela Universidade Para o desenvolvimento do Estado de Santa Catarina- UDESC -1973.  Especialização em Dança na UFRJ -1979 Residente em Petrópolis desde 1979, atuou como professora de Ginástica e Dança na extinta Trainning Center durante 10 anos. Em 1991 torna-se proprietária da Academia Movimento Ginástica e Dança que a partir de 2001 passou a chamar-se Movimento Art & Cia.Participou da criação de um dos maiores eventos de Dança de Petrópolis o “Dançar por Dançar”, na sua primeira edição 1987/1988/1989/1990 e na sua reedição 2010/2011/2012/2016/2017/2018. Delegada Regional do Sindicato dos Profissionais da Dança do Rio de Janeiro – SPDRJ – 2005 a 2014. Destaque Feminino das Artes – Prêmio Personalidades Petropolitanas – 2005. Participou ativamente da criação e formatação do Conselho de Cultura de Petrópolis, onde esteve no período de 2010 a 2014.