A dança de salão surgiu na Europa, no período Renascentista, tornando-se uma forma de lazer tanto entre os plebeus como entre os nobres. Foram os portugueses que, no século XXI, introduziram a dança de salão no Brasil. A cultura, música e dança foram formadas pela mistura de culturas dos imigrantes que aqui chegaram.

Nos séculos XVII e XVIII, a Espanha exercia grande influência cultural sobre os países latinos. Um exemplo disso são as danças sapateadas. Aos poucos, Paris foi substituindo Madri como inspiração na moda e na cultura do Brasil. Algumas danças importantes de Paris foram a gaivota e o minueto.

Na Inglaterra, surgiram as country dances, gerando as contradanças e quadrilhas, bailadas em conjunto, que dominaram Paris e, de lá, vieram para o Brasil. Entretanto, a dança de salão a dois, onde a dama dependia apenas de seu cavalheiro e vice-versa, só surge no final do século XVIII, com a valsa dos povos germânicos.

A dança criou raízes no Rio de Janeiro com a vinda da Corte Portuguesa, no início do século XIX, tendo mudado radicalmente os costumes e a vida social dos senhores de engenho. A partir daí, qualquer evento era motivo para um baile. A mulher passou a aparecer em público e a ser notada pela elegância das roupas e delicadeza dos gestos.Surgiram, então, as salas de música ou de dança. Os colégios femininos passaram a ensinar a dança e a música, tidas como elementos obrigatórios de etiqueta. Paralelamente, lecionava-se também canto, composição, piano e música. Professores europeus foram trazidos para atualizar os membros da nobreza.

Em 1839, os mestres Milliet e Chevalier implantaram a música de orquestra. as orquestras passaram a tocar nos bailes oferecidos pela nobreza. As contradanças, valsas e quadrilhas reinaram absoluta. O francês Philippe Caton chegou à Corte em 1840 e optou por ensinar em sua casa e na residência dos alunos boleros de salão e minuetos à moda de Buenos Aires e Montevidéu. A primeira dança a dois enlaçada a chegar ao Brasil foi a valsa, por volta de 1837, tendo desenvolvido características próprias, como andamentos lentos e modulações semelhantes às da polca. Sempre foi uma dança aristocrática, sendo dançada até hoje em bailes de debutantes e casamentos.