Profissição bailarino: Raio X de uma paixão

O projeto brotou a partir da constatação das numerosas carências e desafios dessa profissão no Brasil: caminhos profissionalizantes mal traçados, parco enquadramento legal, categoria profissional desunida, baixos salários, aposentadoria precária, etc… A profissão, contudo, atrai numerosos candidatos, subjugados pelos seus encantos, tocados por uma irresistível vocação.

Essencialmente, tentei responder às seguintes perguntas: o que é ser bailarino? Como viver da dança? Além de paixão, talento e empenho, o que aspirantes bailarinos precisam saber para alcançar o sonho de se tornarem profissionais? Por onde começar? Como é a rotina do ofício? Quais os diferentes mercados, as modalidades, as perspectivas financeiras, o enquadramento legal, os direitos trabalhistas, as instituições que defendem o setor? Como preparar um currículo? Quanto tempo dura a carreira? E o que acontece depois? Fora dançar, quais as opções oferecidas no setor?

Escrita em linguagem simples e direta, por um artista (eu) como 30 anos de experiência no metiê, a publicação vem como uma importante contribuição do SPDRJ a todos que vivem para a dança e enfrentam diariamente grandes os obstáculos na batalha de fazer dela sua profissão.

O projeto recebeu o suporte do Sindicato dos Profissionais da Dança do Rio de Janeiro, que também publica o livro.

Peso 0.6 kg

Em estoque